A Biblioteca da Universidade São Judas, cujo nome homenageia a chanceler e Professora Alzira Altenfelder Silva Mesquita, nascera em 28 de outubro de 1972, no dia de São Judas Tadeu, e efetivamente inaugurada no ano seguinte em 1973. Criada e otimizada das várias bibliotecas dos segmentos do Complexo Educacional São Judas Tadeu, a sua formação dispôs primeiramente do acervo particular do Sr. Alberto Mesquita de Camargo e outro, da sua sala de Chanceler, na Universidade. Desde 2007, passou a ser um Sistema de Bibliotecas, com a
inauguração da Unidade Butantã.

Desde 2001 participa da Rede Pergamum, tendo como objetivo colaborar com o desenvolvimento de padrões comuns: com a organização dos registros bibliográficos, com o intercâmbio de dados e a catalogação cooperativa. No primeiro semestre de 2014, com a aquisição da Universidade São Judas pelo Grupo Anima, passou a integrar novos serviços informacionais e as diretrizes do grupo, respeitando sempre o legado de prestar serviços aos seus usuários exercendo sua função de agente educacional.

Clique aqui e acesse o Sistema Pergamum.

*Conteúdo atualizado em 02/08/2018 – 08:50h.

O Sistema de Bibliotecas possui uma Biblioteca na unidade Mooca que ocupa atualmente uma
área de 1.921,81 m², sendo que desta, 891,81 m² (46,40%) destinada à leitura e pesquisa, 280
m² (14,57%) para circulação e processos; e 750 m² (39,03%) ao acervo geral e outra Biblioteca
na unidade Butantã, com 407,12 m², destes, 191,07 m² (46,93%) da sua área destinada à leitura,
57,61 m² (14,15%) para circulação e processos; e 158,44 m² (38,92%) ao acervo geral.

A distribuição do espaço físico para leitura e pesquisa compreende:

Instalações para estudos individuais: 52 cabines (Mooca) e 49 cabines (Butantã); 10 estações
(Mooca) e 04 estações (Butantã) com acesso à Internet (por conexão com a rede USJT) e base
de dados locais;

Instalações para estudos em grupo: 06 salas (Mooca) e 01 sala (Butantã) para grupos de até
06 pessoas; 94 mesas para estudo com 410 lugares (Mooca) e 10 mesas para estudo com 60
lugares (Butantã);

Sala de vídeo em grupo;

Estrutura para Portadores de Necessidades Especiais: Balcão de atendimento e terminal de consulta adaptados para cadeirante; 01 (um) computador com software de leitura de tela Jaws para utilização de portadores de deficiência visual e 01 (um) Scanner BookReader V200 da Plustek.

01 (um) OrCam MyEye 1.0 –  É um dispositivo portátil intuitivo com uma câmera projetada para auxiliar pessoas com deficiência visual a terem vidas mais independentes.

 Download do Regulamento Interno

Acesso

Terão acesso à Biblioteca todos os portadores da Carteirinha Estudantil da Universidade, que é concedida no momento da matrícula. É documento pessoal e intransferível.

Guarda-volumes

Não é permitida a entrada de pessoas portando bolsas, pastas e sacolas (exceto transparentes) que deverão ser deixadas no guarda-volumes, para uso exclusivamente, enquanto estiver nas dependências da Biblioteca. Para o empréstimo da chave do guarda-volumes é necessário identificar-se no balcão de atendimento.

Uso do Ambiente

• Não é permitido usar tesoura, estilete ou cola;
• Não consumir alimentos e bebidas (exceto água);
• Não fumar – Lei Estadual 13.541, de 7 de maio de 2009;
• Não deslocar mesas e cadeiras do piso da Biblioteca;
• Evitar o uso do telefone celular e mantê-lo no modo silencioso ou vibracall

Cabines de estudo em grupo e vídeo

A utilização das cabines de estudo está restrita a grupos de 4 a 8 pessoas, sendo na ausência destes, permitido o seu uso por grupos menores até ser solicitado por um funcionário a saída da sala.
A utilização da sala de vídeo é feita mediante solicitação ao funcionário da Biblioteca, permitido apenas assistir aos materiais do acervo de Multimeios.

Computadores e acesso à Internet sem fio (Wi-fi)

Os computadores da Biblioteca e a utilização da Rede estão sujeitos as mesmas restrições praticadas nos Laboratórios de Informática, ou seja, bloqueio à sites com conteúdo inadequados aos fins acadêmicos, assim como sites construídos para utilização em conexões de banda larga.

Deveres dos Usuários

• Respeitar o Regulamento da Biblioteca e demais orientações transmitidas pelos funcionários;
• Obedecer aos horários de atendimento;
• Zelar pelas obras retiradas, devendo devolvê-las até o dia determinado no recibo de empréstimo, em caso de perda ou dano do material, este deve ser reposto.

Todo o acervo é circulante, exceto as obras de referência e os periódicos. Os materiais bibliográficos estão agrupados de acordo com Classificação Decimal Dewey (CDD), acomodados em estantes de aço dupla face e protegidos por um sistema magnético antifurto.

A Biblioteca possui um acervo de gravações de vídeos e filmes, disponíveis para consulta local ou empréstimo domiciliar, além do convênio com o acervo da filmoteca da Rede Globo e da Videoteca da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

TIPO DE OBRA TÍTULOS EXEMPLARES
Livros 49.638 142.507
Normas 346 498
Periódicos 2.380 78.219
Multimeios 1.834 2.588
TCC’s 774 774
Teses/Dissertações 1.239 1.287
EAD 27 104
TOTAL 82.141 256.522


Atualizado até ago/2018
.

Caixa de devolução

Caixa de devolução de livros localizada no balcão de atendimento. Caso o livro esteja em atraso, a multa será lançada no boleto da mensalidade. Horários de recolhimento: 09h30, 11h30, 15h30, 18h00, 20h30, 21h45 e 22h15.

Comutação Bibliográfica (COMUT ou SCAD)

O Serviço permite a localização e obtenção de artigos técnico-científicos, bem como dissertações, teses, anais de congressos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. A Biblioteca da Universidade São Judas servirá de intermediária dos pedidos, mediante preenchimento de formulário apropriado, desde que não constem no acervo da biblioteca.

Empréstimo entre Bibliotecas

Permite aos usuários o empréstimo de obras de outras instituições.

O aluno deverá anotar a referência bibliográfica e a instituição do material desejado, logo após procurar a Biblioteca para preenchimento do formulário: EEB – Empréstimo entre Bibliotecas. O material deverá ser retirado pelo próprio aluno.

Empréstimo em domicílio, renovações e reservas

Para o primeiro Empréstimo o aluno deverá apresentar a Carteirinha Estudantil da USJT e cadastrar uma senha. Renovação – O usuário poderá renovar o empréstimo, desde que não haja reserva dos títulos por outro usuário e nenhum material esteja em atraso. A renovação poderá ser feita nos terminais de consulta na Biblioteca ou pela Internet. Reserva – Somente as obras que se encontram emprestadas podem ser reservadas. O material reservado ficará disponível no balcão por 24 horas. O prazo de devolução e a quantidade de materiais permitidos para empréstimos são diferentes para cada tipo de usuário e obra, sendo 07 dias/05 livros para alunos da graduação e 14 dias/07 livros para alunos da Pós-graduação.

Malote

Empréstimo do acervo da Biblioteca Central e Butantã via malote através do sistema Pergamum. Após confirmada a solicitação o prazo é de até 02 (dois) dias úteis para a disponibilidade do material.

Visita orientada

Tem como objetivo apresentar e orientar grupos de usuários sobre o funcionamento, a localização do material e a utilização da Biblioteca. As visitas podem ser agendadas no começo do ano letivo no balcão de empréstimo e vários horários estão à disposição para melhor atender aos usuários.

Apresentação

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USJT foi implantada em parceria com o Centro de Pesquisa e o Núcleo Web e disponibiliza os textos completos defendidos a partir de 2005.

Pesquisa de Teses e Dissertações:

– Autor

– Título

– Assunto

– Orientador

Instrução aos autores

Para publicação na Biblioteca, o aluno deverá solicitar a confecção da ficha catalográfica, devendo retirar posteriormente em separado uma comprovação de autenticidade com o visto do Bibliotecário.

Solicite sua ficha

Todos os volumes que você precisa ler, sem os volumes que você precisa carregar.

Mais de 14.000 títulos acadêmicos da Biblioteca Virtual Universitária e da Minha Biblioteca à disposição de alunos e professores 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Confira no passo a passo como é fácil usar:

 

Acesso para alunos:

Acesse o SOL Aluno > Entre na seção Serviços ao Aluno > Entre na Biblioteca Digital

Acesso para professores:

Acesse o SOL > Biblioteca > Biblioteca Digital

logo

SPORTDiscus with Full Text É a mais abrangente fonte de informações em texto completo nas áreas esporte, educação física, medicina esportiva, ciências do esporte, cinesiologia, treinamento, administração esportiva, legislação esportiva, gerência de instalações esportivas, doping, biomecânica, ciências do movimento, reabilitação preventiva, saúde educacional, terapia física, psicologia do esporte e do exercício, recreação e muito mais. Provê o texto completo para mais de 415 periódicos indexados na SPORTDiscus.

MEDLINE with Full Text: MEDLINE® with Full Text É a mais abrangente fonte de periódicos de medicina em texto completo do mundo, provendo artigos na íntegra de aproximadamente 1.200 periódicos indexados na MEDLINE. Destes, mais 1.150 possuem indexação de capa a capa na MEDLINE, outros mais de 300 não estão disponíveis na íntegra em qualquer outra base de dados. Esta base de dados possui também texto completo para muitos dos periódicos mais utilizados na MEDLINE. Possui ainda mais de 1.500.000 artigos em texto completo retroativos a 1965.

logo

ScienceDirect – A Base de Dados Science Direct da Editora Elsevier é disponibilizada pelo Portal Periódicos da CAPES para a Universidade São Judas. Estão disponíveis no momento 2.573 periódicos/revistas e 6.000 livros da Elsevier e de outras editoras científicas, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. Atualmente encontra-se disponível 9.6 milhões de artigos com texto completos.

(acesso pelos computadores ligados à rede da Universidade e a rede Wireless USJT).

Empréstimo de materiais (ex-aluno):

O ex-aluno de graduação poderá efetuar empréstimos de materiais mediante solicitação de carteirinha. Este serviço não é gratuito (verificar taxa do ano vigente), válida por um ano. A solicitação é feita através do Portal Sol.

Público externo:

A comunidade tem acesso à Biblioteca para consulta local de segunda a sexta das 11h às 18h e, aos sábados, das 08h às 11h

Entrada de acompanhantes (amigos, familiares, cônjuges) dos alunos da USJT não é permitida fora do horário de visitantes.

Renovação:

A renovação do prazo de empréstimo é permitida, caso a obra não esteja reservada para outro usuário e desde que o usuário não esteja com situação irregular na Biblioteca.

A renovação pode ser realizada nos terminais de consulta na Biblioteca ou via web, em “Acesso Usuário” digite o seu nº de Registro (RA) e senha.

Quando não for possível renovar pela web, o usuário deverá dirigir-se até a Biblioteca com os materiais emprestados

Reservas:

Para as obras emprestadas podem ser efetuadas reservas diretamente nos terminais de consulta na Biblioteca ou via web.

Na tela de “Consulta ao acervo”, após pesquisa, clique sobre a palavra Reserva e informe os dados solicitados, digite em “usuário” o seu nº de Registro (RA) e senha.

A obra reservada ficará à disposição do usuário pelo prazo de 24 horas após a devolução. Findo este prazo, a reserva será cancelada.

Horários de funcionamento:

De 2ª a 6ª feira, das 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 22h e aos Sábados, das 8h às 15h

Unidade Mooca

2º andar, Blocos D, E e H – (11) 2799-1887 – biblioteca@usjt.br

Unidade Butantã

Mezanino – (11) 3817-6731 – biblioteca.butanta@usjt.br

Unidade Jabaquara

Mezanino – (11) 4862 – 1729 – biblioteca.jabaquara@usjt.br

Unidade Paulista

1º Andar – (11) 4862 – 1706 – biblioteca.paulista@usjt.br

Unidade Santo Amaro

Térreo – (11) 4862 – 1717 – biblioteca.santoamaro@usjt.br

Contato

Cláudia Silva Salviano Moreira CRB 8/9237 – claudia.salviano@usjt.br

Inscreva-se