Anfíbios

L√Ęmina F2-01

1. Mórula da Rã

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: Observar os macr√īmeros (c√©lulas maiores) e os micr√īmeros (c√©lulas menores). Nesta fase ainda n√£o h√° cavidade na figura embrion√°ria.





Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Os macr√īmeros e micr√īmeros j√° podem ser percebidos com facilidade.





Observa√ß√£o com aumento total de 400x: √Č poss√≠vel observar-se de maneira bem n√≠tida as c√©lulas da m√≥rula.





L√Ęmina F2-02

2. Bl√°stula de R√£ em corte transversal

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: √Č poss√≠vel observar-se o aparecimento da cavidade da bl√°stula (blastocele). Devemos observar a massa celular e o envolt√≥rio da bl√°stula.





Observação com aumento total de 100x: Podemos observar mais nitidamente que no aumento anterior: a cavidade da blástula, o envoltório e a massa celular.





L√Ęmina F2-03

3.G√°strula em corte tranversal

Observação com aumento total de 40x: Neste campo microscópico é possível observar-se as camadas germinativas, lábio dorsal e tampão vitelínico.





Observação com aumento total de 100x:
√Č poss√≠vel observar-se a g√°strula da r√£ com mais detalhe com as camadas germinativas, l√°bio dorsal e tamp√£o vitel√≠nico.





L√Ęmina F2-04

4. Nêurula em corte transversal

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: √Č poss√≠vel observar-se o tubo neural, a notocorda, a cavidade intestinal prim√°ria no saco vitel√≠nico. Nas laterais do tubo neural e da notocorda √© poss√≠vel observar-se o folheto embrion√°rio mesoderma que ir√° formar mais tarde a musculatura e o sistema esquel√©tico.





Observação com aumento total de 100x: Neste aumento, agora com mais detalhes que no aumento anterior, poderemos observar o tubo neural, a notocorda, a cavidade digestória inicial no saco vitelínico.
Podemos observar tamb√©m o somito de origem mesod√©rmica e o alongamento do tecido de origem mesod√©rmica para constituir as l√Ęminas laterais mesod√©rmicas.





L√Ęmina F2-05

Corte transversal do est√°gio precoce do bot√£o caudal

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Observa-se neste aumento e nesse campo microsc√≥pico o tubo neural, a notocorda, a ves√≠cula vitel√≠nica, a forma√ß√£o de alguns vasos sangu√≠neos e nas laterais a forma√ß√£o dos rins. √Č poss√≠vel observar-se tamb√©m o somito que dar√° origem √† musculatura e ao sistema esquel√©tico.





Observação com aumento total de 400x:
Observar detalhes do tubo neural e da notocorda.





Observação com aumento total de 400x: Detalhes da formação dos rins, poderá ser observado. Ao lado aparece a vesícula vitelínica com o vitelo bem avermelhado.





L√Ęmina F2-06

Corte sagital no est√°gio precoce do bot√£o caudal


Observação com aumento total de 40x: Observa-se os primórdios do cérebro, o intestino e a mesoderme próximo ao cérebro e nas laterais do intestino. Esse mesoderma forma o somito, que aparece bem no campo microscópico, e que mais tarde dará origem à derme da pele, à musculatura e ao sistema esquelético.





Observação com aumento total de 100x: Tudo o que foi citado no aumento anterior será observado com mais detalhes.





L√Ęmina F2-07

Corte transversal atrav√©s do cabe√ßa da r√£ em regi√£o branquial‚Äď est√°gio de incuba√ß√£o

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: Observar a medula nervosa, a notocorda e a regi√£o das br√Ęnquias.
Sobre a medula nervosa observar o tecido cartilaginoso. Na medula nervosa √© poss√≠vel observar-se o canal ependim√°rio na regi√£o central, a subst√Ęncia cinzenta que fica localizada mais internamente e a subst√Ęncia branca mais externa. Podemos observar as meninges em volta da medula nervosa.
Nas laterais da medula nervosa é possível observar-se o somito constituído de dermomiótomo e o esclerótomo. O dermomiótomo, que é a parte mais externa do somito, originará a derme da pele e a musculatura, enquanto o esclerótomo, que é mais interno, originará o sistema esquelético. A região branquial também pode ser observada.

 

 

L√Ęmina F2-08

Corte transversal atrav√©s do corpo da r√£ ‚Äď est√°gio de incuba√ß√£o

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: √Č poss√≠vel observar-se o tubo neural, notocorda, aorta dorsal logo abaixo da notocorda, outros vasos sangu√≠neos, forma√ß√£o dos rins nas laterais da aorta, tubo digest√≥rio e f√≠gado. Observamos tamb√©m o somito de origem mesod√©rmica nas laterais do tubo neural.





Observação com aumento total de 100x: Neste aumento podemos observar com muito mais detalhes tudo o que foi citado anteriormente no aumento total de 40x.





L√Ęmina F2 - 09

Corte transversal através da cabeça do girino jovem

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: √Č poss√≠vel observar-se o c√©rebro na parte superior e a forma√ß√£o dos olhos.





Observa√ß√£o com aumento total de 100x: √Č poss√≠vel observar-se os mesmo √≥rg√£os citados no aumento anterior, s√≥ que com mais detalhes.





L√Ęmina F2 ‚Äď 10

Corte transversal do girino jovem

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: √Č poss√≠vel observar-se o tubo neural, notocorda, aorta abaixo da notocorda, v√°rias sec√ß√Ķes do tubo digest√≥rio, f√≠gado e rins nas laterais da notocorda. √Č poss√≠vel observar-se o somito de origem mesod√©rmica que dar√° origem √† musculatura e ao sistema esquel√©tico.





Observação com aumento total de 100x: Neste aumento é possível observar-se tudo o que foi citado anteriormente.






Neste outro campo microsc√≥pico, com o mesmo aumento, s√£o observadas sec√ß√Ķes do tubo digest√≥rio e o f√≠gado.

 

 



Obrigado por visitar o Acervo Digital de L√Ęminas de Citologia, Histologia e Embriologia.
Registre a sua presença ou comente sobre o material em exposição.
Seu apelido/nome:
Coment√°rio:

• Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

© 2000/2014 - Universidade São Judas Tadeu.