Sistema Reprodutor Masculino

I-Testículo

Material: Testículo Maduro

Método: HE

 

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: Neste aumento s√£o observados os t√ļbulos semin√≠feros (local de produ√ß√£o dos espermatoz√≥ides) em corte transversal, podendo aparecer circulares ou alongados. Entre os t√ļbulos semin√≠feros aparece o tecido conjuntivo frouxo.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Neste aumento os t√ļbulos semin√≠feros j√° mais evidentes que no aumento anterior e entre eles, tecido conjuntivo frouxo onde ficam vasos sangu√≠neos e as c√©lulas intersticiais ou de Leydig secretoras de testosterona que √© o horm√īnio masculino respons√°vel pelas caracter√≠sticas sexuais secund√°rias.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Neste campo microsc√≥pico, e neste aumento √© poss√≠vel observar-se detalhes dos t√ļbulos semin√≠feros maduros.

De fora para dentro podemos observar as c√©lulas da linhagem espermatog√™nica: espermatog√īnias, espermat√≥citos I ou prim√°rios, espermat√≥cito II ou secund√°rio, esperm√°tides e espermatoz√≥ides com seus flagelos.

 

Observa√ß√£o de c√©lulas intersticiais com aumento total de 400x: Neste campo √© poss√≠vel observar-se parte de v√°rios t√ļbulos semin√≠feros. As c√©lulas intersticiais ou de Leydig, secretoras de testosterona (horm√īnio sexual masculino) aparecem no tecido conjuntivo entre os t√ļbulos semin√≠feros de cor avermelhada e com seus n√ļcleos escuros.

 

II-Epidídimo

Técnica: HE

 

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Neste campo microsc√≥pico √© poss√≠vel observar-se as sec√ß√Ķes do ducto epididim√°rio.

√Č poss√≠vel notar-se o epit√©lio pseudoestratificado com estereoc√≠lios, e na luz os espermatoz√≥ides misturados √†s secre√ß√Ķes.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Neste campo microsc√≥pico e neste aumento √© poss√≠vel observar-se detalhes do epit√©lio pseudoestratificado cil√≠ndrico com estereoc√≠lios voltados para a luz. Na luz √© poss√≠vel notar-se os espermatoz√≥ides misturados √†s secre√ß√Ķes.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 1000x: √Č poss√≠vel observar-se com riqueza de detalhes os espermatoz√≥ides e as secre√ß√Ķes na luz da via epididim√°ria. Nesse campo √© poss√≠vel observar-se tamb√©m os estereocilios das c√©lulas do epit√©lio epididim√°rio.

 

III-Canal deferente

Material: Ducto deferente

Método: HE

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: Neste campo microsc√≥pico e com este aumento √© poss√≠vel observar-se a luz do canal deferente, a mucosa pregueada com epit√©lio colunar pseudoestratificado e tecido conjuntivo frouxo. √Č poss√≠vel observar-se tamb√©m a camada muscular muito desenvolvida (m√ļsculo liso) e a advent√≠cia com tecido conjuntivo.

 

Observação com aumento total de 100x: Neste campo é possível observar-se de maneira mais detalhada que no aumento anterior a luz, mucosa pregueada com o epitélio colunar pseudoestratificado enterociliado e tecido conjuntivo frouxo, camada muscular com duas subcamadas longitudinais tendo na sua parte central uma camada muscular circular, além da camada adventícia mais externa de tecido conjuntivo.

 

Observação com aumento total de 400x: Detalhe da mucosa do ducto deferente.

√Č poss√≠vel observar-se nesse campo e com esse aumento, a mucosa com pregas do ducto deferente.

Nota-se o epitélio pseudoestratificado cilíndrico estereociliado e o tecido conjuntivo frouxo. Os estereocílios ficam voltados para a luz do ducto deferente.

 

IV- Ves√≠cula seminal (gl√Ęndula acess√≥ria do aparelho reprodutor masculino)

Material: Vesícula seminal

Método: HE

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: Observamos a mucosa pregueada com epit√©lio pseudoestratificado e l√Ęmina pr√≥pria com tecido conjuntivo frouxo. Al√©m de mucosa, observa-se a camada muscular (mais avermelhada) com fibras musculares lisas e a t√ļnica advent√≠cia com tecido conjuntivo frouxo.

 

Observação com aumento total de 100x: Observe de maneira detalhada todos os componentes citados nos aumento anterior.

 

Observação com aumento total de 400x: Observe detalhadamente a mucosa da vesícula seminal. O epitélio secretor do liquido seminal é do tipo pseudoestratificado cilíndrico.

A l√Ęmina pr√≥pria √© o tecido conjuntivo de mucosa. Aparece tamb√©m no campo a camada muscular (m√ļsculo liso).

 

 



Obrigado por visitar o Acervo Digital de L√Ęminas de Citologia, Histologia e Embriologia.
Registre a sua presença ou comente sobre o material em exposição.
Seu apelido/nome:
Coment√°rio:

• Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

© 2000/2014 - Universidade São Judas Tadeu.