Sistema Tegumentar

I-Pele Fina

Material: pele fina ‚Äď LAMINA 1

Técnica: HE

Observação com aumento total de 40x: Com este aumento observamos a epiderme, a derme, o folículo piloso em corte longitudinal e um outro folículo em corte oblíquo pegando o bulbo piloso.

Neste aumento e nesse campo microsc√≥pico tamb√©m √© poss√≠vel observar o tecido frouxo e o denso n√£o modelado. A parte mais arroxeada apresenta as gl√Ęndulas sudor√≠paras e gl√Ęndulas seb√°ceas. Logo abaixo, encontra-se a hipoderme com tecido adiposo facilmente vis√≠vel.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Neste aumento, podemos observar a epiderme pouco espessa com queratina e o fol√≠culo piloso em corte longitudinal torna-se mais vis√≠vel. Logo abaixo, observamos o m√ļsculo eretor do pelo que aparece mais avermelhado e abaixo do fol√≠culo piloso. Neste aumento tamb√©m √© poss√≠vel observar-se as gl√Ęndulas seb√°ceas, gl√Ęndulas sudor√≠paras, tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso n√£o modelado.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Neste aumento e nesse campo microsc√≥pico, √© poss√≠vel observar-se a parte inferior da derme com corte longitudinal do fol√≠culo piloso, mostrando o bulbo piloso e as gl√Ęndulas sudor√≠paras. Ainda podemos observar o tecido conjuntivo denso n√£o modelado e a gl√Ęndula sudor√≠para. Aparece ainda o tecido adiposo da hipoderme.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Neste aumento podemos observar na epiderme a queratina, c√©lulas c√ļbicas do estrato espinhoso e c√©lulas cil√≠ndricas do estrato basal ou germinativo bem junto da derme. Ainda conseguimos observar tecido conjuntivo frouxo na derme papilar e tecido conjuntivo denso n√£o modelado na derme reticular.

 

 

Observação com aumento total de 400x: Neste outro campo microscópico, com o mesmo aumento de 400x, podemos observar detalhe do bulbo piloso muito visível. Nota-se que há a presença de tecido conjuntivo e em volta do mesmo, papila dérmica de tecido conjuntivo, e a presença de melanócitos no bulbo piloso.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Neste outro campo microsc√≥pico, observamos as gl√Ęndulas seb√°ceas em destaque com c√©lulas claras. Aparece tamb√©m nesse campo o m√ļsculo eretor do pelo.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Neste campo microsc√≥pico, podemos observar a gl√Ęndula sudor√≠para em destaque e o tecido conjuntivo denso n√£o modelado.

 

Observação com aumento total de 400x: Nesta outra parte do campo microscópico, observamos o tecido adiposo da hipoderme que já não pertence à pele. Aparece uma trave de colágeno para a manutenção desse tecido.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 1000x: Neste aumento observamos detalhes da epiderme que s√£o c√©lulas mais c√ļbicas, cil√≠ndricas. A melanina aparece na parte inferior da epiderme.

 

Material: pele fina ‚Äď LAMINA 2

Técnica: HE

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: Nessa l√Ęmina podemos observar a epideme e a derme logo abaixo, fol√≠culo piloso em corte transversal, gl√Ęndulas sudor√≠paras, gl√Ęndulas seb√°ceas junto aos fol√≠culos em corte transversal.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Com este aumento evidenciamos os fol√≠culos pilosos em corte transversal e gl√Ęndulas seb√°ceas. Observamos tamb√©m a derme com tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso n√£o modelado. A epiderme pode ser percebida sendo pouco espessa e com pouca queratina.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Neste aumento observamos a epiderme, fol√≠culo pilosos em corte longitudinal e gl√Ęndula seb√°cea. Observe que na derme h√° papilas.

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Neste aumento observe o fol√≠culo piloso em corte transversal e as gl√Ęndulas seb√°ceas em volta.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Observe o detalhe da epiderme, com a queratina no estrato c√≥rneo, uma camada de c√©lulas pavimentosas no estrato granuloso, duas ou tr√™s camadas de c√©lulas c√ļbicas no estrato espinhoso e a √ļltima camada de c√©lulas junto √† derme √© de c√©lulas cil√≠ndricas constituindo o estrato basal de c√©lulas cil√≠ndricas.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Observamos neste campo fol√≠culos pilosos, gl√Ęndulas seb√°ceas, e tecido conjuntivo denso n√£o modelado.

 

Observação com aumento total de 400x: Neste aumento podemos observar em destaque a hipoderme com o seu tecido adiposo.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 1000x: Observamos o detalhe da epiderme com c√©lulas pavimentosas, c√ļbicas e cil√≠ndricas com a derme logo abaixo. Na parte superior da epiderme nota-se a presen√ßa da queratina.

 

II-Pele Grossa

Material: pele grossa

Técnica: HE

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: Com este aumento, podemos observar a epiderme da pele grossa com a queratina bem avermelhada com resto da epiderme bem arroxeada. Observe tamb√©m a derme com o tecido conjuntivo, a hipoderme com tecido adiposo com traves de col√°geno e gl√Ęndulas sudor√≠paras.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Neste aumento podemos observar a epiderme com queratina e a derme com papilas d√©rmicas e hipoderme com gl√Ęndulas sudor√≠paras.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Neste aumento observamos a queratina da epiderme e os estratos l√ļcido, granuloso e espinhoso da epiderme.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Neste campo microsc√≥pico, podemos observar detalhe da gl√Ęndula sudor√≠para no tecido conjuntivo denso n√£o modelado.

 

Observação com aumento total de 1000x: Neste aumento podemos observar os estratos espinhoso e basal ou germinativo. Nota-se os grãos de melanina nas camadas basais da epiderme. No estrato espinhoso é possível observar-se as tonofibrilas que parecem espinhos saindo dos limites das células.

 



Obrigado por visitar o Acervo Digital de L√Ęminas de Citologia, Histologia e Embriologia.
Registre a sua presença ou comente sobre o material em exposição.
Seu apelido/nome:
Coment√°rio:

• Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

© 2000/2014 - Universidade São Judas Tadeu.