Sistema Respiratório

I ‚Äď Material: Traqu√©ia

Técnica: Hematoxilina-Eosina

 

Observa√ß√£o com aumento total de 40x: Neste campo microsc√≥pico √© poss√≠vel observar-se a mucosa traqueal onde ficam o epit√©lio pseudoestratificado cil√≠ndrico ciliado e o tecido conjuntivo frouxo. Podem ser observadas veias com hem√°cias no seu interior. √Č tamb√©m poss√≠vel observar-se o tecido cartilaginoso hialino.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 100x: Nesse campo microsc√≥pico podemos observar com mais detalhes a mucosa traqueal com epit√©lio pseudoestratificado cil√≠ndrico ciliado, o tecido conjuntivo, veias com hem√°cias no seu interior e o tecido cartilaginoso hialino envolvido pelo peric√īndrio. Nesse aumento podemos observar o tecido conjuntivo com vasos sangu√≠neos, veias, arter√≠olas e capilares.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 400x: Nesse campo microsc√≥pico √© poss√≠vel observar-se claramente a mucosa traqueal. Chama a aten√ß√£o o epit√©lio pseudoestratificado cil√≠ndrico ciliado onde ficam as c√©lulas cil√≠ndricas ciliadas, c√©lulas basais e c√©lulas caliciformes. √Č poss√≠vel tamb√©m observar o tecido conjuntivo frouxo com vasos sangu√≠neos e gl√Ęndulas

 

Observa√ß√£o de tecido cartilaginoso hialino da traqu√©ia com aumento total de 400x: Nesse campo microsc√≥pico √© poss√≠vel observar-se em detalhes o tecido cartilaginoso hialino. Dos dois lados da cartilagem, nota-se a presen√ßa do peric√īndrio que √© uma membrana conjuntiva respons√°vel pelo crescimento aposicional da mesma. No peric√īndrio h√° uma camada mais celular e outra mais fibrosa. A camada celular √© a mais interna ficando junto da cartilagem propriamente dita, enquanto a camada fibrosa √© a mais externa. No tecido cartilaginoso √© poss√≠vel observar-se os condroblastos situados junto do peric√īndrio e os condr√≥citos localizados mais internamente no interior das lacunas ou condroplastos. Podemos observar tamb√©m nessa cartilagem, a matriz cartilaginosa formada de fibras col√°genas e subst√Ęncia intersticial amorfa (SIA). Na parte superior aparece o m√ļsculo liso da traqu√©ia.

 

Observa√ß√£o com aumento total de 1000x: Nesse campo microsc√≥pico √© poss√≠vel identificar claramente no tecido epitelial pseudoestratificado cil√≠ndrico ciliado, os c√≠lios das c√©lulas cil√≠ndricas, os n√ļcleos das mesmas e os n√ļcleos das c√©lulas basais. Na foto , acima das c√©lulas epiteliais poderemos observar o tecido conjuntivo com v√°rios n√ļcleos e fibras col√°genas.

 

 

Observação do tecido cartilaginoso hialino da traquéia com aumento total de 1000x: Neste campo microscópico é possível observar-se com muita nitidez os condrócitos no interior das lacunas ou condroplastos. A matriz territorial ou cápsula fica mais intensamente corada envolta das lacunas, e a matriz interterritorial fica um pouco mais distante das lacunas numa tonalidade mais clara.

 

Obs: na matriz da cartilagem hialina encontramos fibras col√°genas e SIA.

 

 

 

 

II ‚Äď Pulm√£o

Método: HE

 

Observação com aumento total de 40x: Nesse aumento é possível observar-se alvéolos pulmonares, sacos alveolares, bronquíolos e vasos sanguíneos pulmonares.

 

Observação com aumento total de 100x: Nesse campo microscópico é possível observar-se com mais riqueza de detalhes em relação ao aumento anterior bronquíolo propriamente dito em corte transversal, artéria pulmonar, sacos alveolares e alvéolos.

 

Observa√ß√£o do br√īnquio com aumento total de 100x: Nesse campo microsc√≥pico √© poss√≠vel observar-se o br√īnquio, onde poderemos notar a sua luz, na sua mucosa o epit√©lio respirat√≥rio e o tecido conjuntivo .Ap√≥s o tecido podemos observar uma faixa vermelha de m√ļsculo liso, e a seguir os blocos de cartilagem.

 

Observa√ß√£o do br√īnquio com aumento total de 100x: Nesse campo tamb√©m observamos a mucosa br√īnquica com o epit√©lio respirat√≥rio pseudoestratificado cil√≠ndrico ciliado e o tecido conjuntivo frouxo. A seguir podemos observar o m√ļsculo liso onde as fibras aparecem em corte longitudinal. Blocos de cartilagem hialina s√£o observados ap√≥s o m√ļsculo liso.

 



Obrigado por visitar o Acervo Digital de L√Ęminas de Citologia, Histologia e Embriologia.
Registre a sua presença ou comente sobre o material em exposição.
Seu apelido/nome:
Coment√°rio:

• Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

© 2000/2014 - Universidade São Judas Tadeu.