Tecido Muscular

 

Tecido Muscular liso

Material: Bexiga
Técnica: HE

Observação com aumento total de 100x: Na bexiga encontramos a mucosa com epitélio de transição ou polimorfo e tecido conjuntivo. Abaixo da mucosa, encontramos o tecido muscular liso que aparece avermelhado.

Nesse aumento observa-se fibras musculares lisas em corte longitudinal e em corte transversal.

Nos cortes longitudinais, as fibras ficam alongadas com núcleo em posição central.

Nos cortes transversais as fibras ficam com secções poligonais podendo se observar núcleos localizados centralmente.

 

Observação com aumento total de 400x: Observar a camada muscular com fibras musculares lisas em corte transversal e longitudinal.

 

Material: Intestino delgado
Técnica: HE

Observação com aumento total de 40x: Neste aumento estamos observando a camada muscular de músculo liso com as subcamadas circular mais interna e a longitudinal mais externa. Acima da subcamada circular, vê-se o tecido conjuntivo frouxo da túnica submucosa.

 

 

Observação com aumento total de 100x: Neste aumento deveremos focalizar a camada muscular que apresenta tecido muscular liso.

Na porção mais interna dessa camada as fibras musculares lisas apresentam-se cortadas longitudinalmente com núcleo localizado centralmente.

Na porção mais externa ficam as fibras musculares lisas cortadas transversalmente com secções circular.

 

Observação com aumento total de 400x: Com este aumento, poderemos observar as fibras musculares lisas em corte longitudinal e transversal e com maior nitidez.

 

2. Tecido Muscular estriado esquelético

Material: Língua
Técnica: Hematoxilina Férrica

Observação com aumento total de 100x: Podemos observar os feixes musculares em corte transversal.

É possível observar também, fibras musculares com núcleos deslocados para a periferia e microfibrilas no seu interior. Perimísio e endomísio são também observados.

O perimísio é o tecido conjuntivo que envolve o feixe de fibras e endomísio é o tecido conjuntivo que envolve cada fibra muscular.

As fibras musculares estriadas esqueléticas em cortes longitudinais mostram estriações transversais e longitudinais e núcleos localizados perifericamente.



Observação com aumento total de 400x: Neste aumento observamos a mesma estrutura já citadas no aumento anterior com mais detalhes.

 

Observação com aumento total de 1000x: Neste aumento é possível observar-se as fibras musculares estriadas esqueléticas muito nítidas.

Na parte central da banda A é possível observar-se a banda H que se apresenta mais clara. Isto quando as fibras musculares estão em repouso.

São observadas as bandas A escuras e as bandas I claras.

 

3. Tecido muscular estriado cardíaco

Material: Coração
Técnica: HE

Observação com aumento total de 100x: É possível observar-se áreas com tecido muscular estriado cardíaco em corte longitudinal e em corte transversal.

Nas fibras musculares estriadas cardíacas em corte longitudinal, as mesmas ficam alongadas e mostram estriações transversais e longitudinais.

Nas fibras musculares estriadas cardíacas em corte transversal as mesmas ficam poligonais e cada uma delas com núcleo localizado centralmente.

 

Observação com aumento total de 400x: Neste aumento poderemos observar de maneira detalhada as fibras musculares estriadas cardíacas em corte longitudinal. Para que as estriações se tornam mais visíveis deveremos abaixar o condensador. É possível observar-se endomísio (tecido conjuntivo) que envolve cada fibra muscular.

As estriações se tornam bem visíveis nas fibras musculares cortadas longitudinalmente.

 

Observação com aumento total de 1000x: Observar os detalhes das fibras musculares estriadas cardíacas em corte longitudinal nitidamente.

Observe também o músculo estriado cardíaco no aumento de 1000x com a técnica de coloração Tricômico de Masson.

 



Obrigado por visitar o Acervo Digital de Lâminas de Citologia, Histologia e Embriologia.
Registre a sua presença ou comente sobre o material em exposição.
Seu apelido/nome:
Comentário:

• Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

© 2000/2017 - Universidade São Judas Tadeu.